
O foco principal do estudo do Dr. Graceli é determinar os fatores ambientais e nutricionais que afetam o metabolismo e o sistema reprodutivo. Especificamente, a pesquisa em seu laboratório é projetada para abordar as seguintes grandes questões: (1) Quais genes e hormônios regulam o desenvolvimento e a função normais do tecido adiposo e do ovário? (2) Quais são os efeitos dos tóxicos ambientais no desenvolvimento e funcionamento do eixo HPG? (3) Quais são os mecanismos que fundamentam os efeitos dos tóxicos reprodutivos no eixo HPG? (4) Exposições ambientais estão associadas a anormalidades metabólicas e reprodutivas em modelos animais?
Meu laboratório tem um interesse de longa data nos efeitos de substâncias químicas disruptoras endócrinas (EDCs), como organotinas e metais pesados, e fatores nutricionais (dieta rica em açúcar e gordura) no controle da função reprodutiva, uterina, placentária e metabólica. Utilizamos modelos de cultura celular, mamíferos e não mamíferos com perturbações direcionadas para estudar os efeitos das EDCs na expressão gênica específica de células e na função reprodutiva e metabólica. Meu trabalho tem se concentrado no estudo de vias de sinalização que apresentam consequências fisiopatológicas como resultado da exposição a organotina (OT), ftalatos e/ou metais pesados (mercúrio, cádmio, etc) ou obesidade induzida pela dieta (DIO). Especificamente, meu laboratório contribuiu em muitos aspectos, incluindo regulação da reprodução, metabolismo, funções endócrinas, neuroendócrinas e outras funções fisiológicas. Essas contribuições podem ser divididas em quatro grandes temas:
I. Efeitos das EDCs no eixo hipotálamo-hipófise-gonadal;
II. DIO e outros modelos de obesidade têm efeitos no eixo hipotálamo-hipófise-gonadal;
III. desenvolvimento de modelos mamíferos para estudar o eixo hipotálamo-hipófise-gonadal;
IV. OT, EDCs, microplásticos, metais pesados, toxinas ambientais e efeitos do DIO nas funções metabólicas, inflamatórias, uterinas, placentárias, endócrinas, neuroendócrinas e outras funções fisiológicas.
Pesquisador do INCT:
Prof. Dr. Jones Bernardes Graceli/ PQ-1D
Lattes