Accessibility Tools

Você está aqui:
>
Laboratório de Fisiologia Endócrina (LFE) – DCF/IBRAG/UERJ

Laboratório de Fisiologia Endócrina (LFE) – DCF/IBRAG/UERJ

O Laboratório de Fisiologia Endócrina (LFE) foi criado no início da década de 1980 pelo Prof. Egberto Moura para estudar disfunções hormonais em modelos experimentais. A partir de 1995, o LFE iniciou as pesquisas com programação metabólica dentro do conceito DOHaD, que em resumo estuda as doenças crônicas prevalentes no adulto que são originadas durante o seu desenvolvimento a partir de insultos que ocorrem nos primeiros mil dias de vida. Assim, há 3 décadas, estudamos roedores expostos a diversos insultos nutricionais, hormonais e contaminantes ambientais nas fases críticas de gestação e/ou lactação. Em mães e proles de ambos os sexos, investigamos parâmetros biométricos in vivo: acompanhamos a ingestão alimentar, a ingestão hídrica, o peso corporal, o comprimento naso-anal e, através do uso de uma ressonância magnética nuclear para roedores, medimos a massa de gordura corporal total e a massa livre de gordura. Realizamos testes comportamentais e com dietas palatáveis. Analisamos a homeostase glicêmica (OGTT e ITT). Post mortem: avaliação dos depósitos de gordura branca (visceral e subcutâneo) e gordura marrom, e perfil lipídico. Quantificamos parâmetros hormonais e neuroendócrinos em sangue e tecido, através de análises bioquímicas (Elisa e Luminex), morfológicas (H&E, Oil-Red-O e imunohistoquímica) e moleculares (Western Blotting e PCR). Desde 2024, ampliamos o espaço físico do nosso laboratório em outro prédio de pesquisa dentro do campus HUPE (CePeM), o qual foi destinado exclusivamente às analises microscópicas.

Instagram

LFE

E-mail

Youtube

Endereço:
Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF)
Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Avenida Boulevard 28 de Setembro, 87 fundos, Pavilhão Américo Piquet Carneiro, 5º. andar, sala 11
Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20.551-031
Tel: (21) 2868-8334

Pesquisadores do INCT:

Egberto G. Moura, Médico, Professor Titular.
Bolsista PQ1B do CNPq
Bolsita CNE da FAPERJ
Contato: egmoura3@gmail.com
(21) 98816-2155

Patrícia Cristina Lisboa, Bióloga, Professora Titular.
Bolsista PQ1B do CNPq
Bolsista CNE da FAPERJ
Contato: pclisboa@uerj.br / pclisboa.uerj@gmail.com (21) 99400-1407

Demais pesquisadores:

Luana Lopes de Souza
Bolsista JCNE da FAPERJ
Contato: luana.lsouzaf@gmail.com

Rosiane Aparecida Miranda
Bolsista JCNE da FAPERJ
Contato: roapmiranda@yahoo.com.br

Financiamentos vigentes:

– A exposição perinatal à contaminantes ambientais pode causar hiperfagia e obesidade durante o desenvolvimento? (Edital Universal, CNPq)
– A exposição perinatal à poluição por plásticos favorece o surgimento das doenças metabólicas? (Edital Temáticos, FAPERJ)
– Conhecendo a obesidade para melhorar a prevenção e o seu tratamento (Redes de Pesquisa em Saúde, FAPERJ)