Accessibility Tools

Você está aqui:
>
Fisiologia Endócrina (LFE) – DCF/IBRAG/UERJ

Fisiologia Endócrina (LFE) – DCF/IBRAG/UERJ

Laboratório Multiusuário de Microscopia Avançada: Unidade de Neuroendocrinologia, Centro de Pesquisa Clínica Multiusuário (CePeM), HUPE, UERJ

O Laboratório de Fisiologia Endócrina (LFE) foi criado no início da década de 1980 pelo Prof. Egberto Moura para estudar disfunções hormonais em modelos experimentais. A partir de 1995, o LFE iniciou as pesquisas com programação metabólica dentro do conceito DOHaD, que em resumo estuda as doenças crônicas prevalentes no adulto que são originadas durante o seu desenvolvimento a partir de insultos que ocorrem nos primeiros mil dias de vida. Assim, há 3 décadas, estudamos roedores expostos a diversos insultos nutricionais, hormonais e contaminantes ambientais nas fases críticas de gestação e/ou lactação. Em mães e proles de ambos os sexos, investigamos parâmetros biométricos in vivo: acompanhamos a ingestão alimentar, a ingestão hídrica, o peso corporal, o comprimento naso-anal e, através do uso de uma ressonância magnética nuclear para roedores, medimos a massa de gordura corporal total e a massa livre de gordura. Realizamos testes comportamentais e com dietas palatáveis. Analisamos a homeostase glicêmica (OGTT e ITT). Post mortem: avaliação dos depósitos de gordura branca (visceral e subcutâneo) e gordura marrom, e perfil lipídico. Quantificamos parâmetros hormonais e neuroendócrinos em sangue e tecido, através de análises bioquímicas (Elisa e Luminex), morfológicas (H&E, Oil-Red-O e imunohistoquímica) e moleculares (Western Blotting e PCR). Desde 2024, ampliamos o espaço físico do nosso laboratório em outro prédio de pesquisa dentro do campus HUPE (CePeM), o qual foi destinado exclusivamente às analises microscópicas.

Instagram

LFE

E-mail

Youtube


Pesquisadores do INCT:

Egberto G. Moura, Médico, Professor Titular.
Bolsista PQ1B do CNPq
Bolsita CNE da FAPERJ
Contato: egmoura3@gmail.com
(21) 98816-2155

Patrícia Cristina Lisboa, Bióloga, Professora Titular.
Bolsista PQ1B do CNPq
Bolsista CNE da FAPERJ
Contato: pclisboa@uerj.br / pclisboa.uerj@gmail.com (21) 99400-1407

Demais pesquisadores:

Luana Lopes de Souza
Bolsista JCNE da FAPERJ
Contato: luana.lsouzaf@gmail.com

Rosiane Aparecida Miranda
Bolsista JCNE da FAPERJ
Contato: roapmiranda@yahoo.com.br

Financiamentos vigentes:

– A exposição perinatal à contaminantes ambientais pode causar hiperfagia e obesidade durante o desenvolvimento? (Edital Universal, CNPq)
– A exposição perinatal à poluição por plásticos favorece o surgimento das doenças metabólicas? (Edital Temáticos, FAPERJ)
– Conhecendo a obesidade para melhorar a prevenção e o seu tratamento (Redes de Pesquisa em Saúde, FAPERJ)